quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pode entrar!


Quando criança, eu pensava que ter uma casa era um projeto de vida para as pessoas. As pessoas primeiro morariam de aluguel, depois comprariam um pequeno apartamento, depois de um tempo passariam para um maior e finalmente, quando já estivessem cansadas de mudar de um lado para o outro, morariam em uma casa, onde passariam o resto de suas vidas! Não sei bem se é isso que faz projetar uma casa uma tarefa tão especial, mas o fato é que este é um projeto bem prazeroso.
Quando Sil me disse que aquele era o ano da casa e começamos nossas andanças em busca do objeto sonhado, não imaginava o tamanho do desafio que tinhamos (eu e ELA, principalmente) pela frente. Aquele ano foi só o ano de encontrar a casa. Pois é que primeiro vieram os vilages, as frustrações a burocracia e a dor de cabeça, até que ela se transformasse no que é hoje: UM LAR.
Montei este antes e depois para ilustrar a transformação que aconteceu. Foi difícil enxergar o potencial da casa debaixo de tanto lixo, entulho e abandono. Mas eis que sobrevivemos, eu, ela e a casa para contar essa estória.

VARANDA


SALA


COZINHA- FOI INTEGRADA A SALA

ESCADA- NO MESMO LUGAR, COM ACESSO PELA SALA
(ANTES ERA  PELO CÔMODO DO LADO)
UM DOS QUARTOS-AMPLIADO E BEM MAIS ILUMINADO
OS OUTROS QUARTOS
Na parte superior da casa existia um quarto enorme com varanda,um quarto apertadinho e escuro, uma circulação grande e inútil, uma sanitário, e um depósito estranho, cheio de vazamento. O quarto grande (foto logo acima) ganhou um banheiro, o pequeno (primeira foto ), incorporou a circulação e ficou amplo e engenhoso. Explico: quando a parede foi quebrada, descobrimos a estrutura, e o quarto ficou em dois níveis e dois "ambientes" diferentes (um com a rede e outro com o beliche). E o depósito virou mais um quarto com varanda (foto do meio). 


FUNDO DA CASA- CHUVEIRÃO E LAVABO

Os quadros, os móveis e as lembranças, vão tomando a antiga casa aos poucos e transformando-a em um lar. E o que não servia mais, foi deixado para trás, deixando espaço para o que vier de novo. E como o lar é de Sil, ele só posia ser da cor que é....


FACHADA PRINCIPAL

E depois do trabalho concluído, só posso desejar que esse seja um lar de gente feliz!
Um beijo para você Sil, tão querida!












Um comentário:

  1. ei, você tem fotos do 'antes' que nem eu tenho! hehehe.. uma estória contada a mil bocas! guardo aquele banco na sala pra lembrar o valor que os 'meninos' operários tiveram nessa obra, a força do que é construído com as mãos.. AMEI o antes e depois.. assim como AMO você na minha vida!

    ResponderExcluir