domingo, 5 de junho de 2011

Colcha de Retalhos

VISTA GERAL DA SALA E COZINHAS INTEGRADOS

DETALHE DO PATCHWORK DE AZULEJOS

PATCHWORK NA PAREDE

DETALHE NO PISO DO LAVABO

VISTA GERAL DO LAVABO
Tenho visto nas revistas de decoração uma tendência com a qual me identifico muito, nas cozinhas e áreas molhadas de casas e apartamentos: o patchwork de azulejos. A cozinha deixou de ser um lugar somente para o preparo dos alimentos, e integrada ao living, tem sido o lugar dos encontros e recepções das famílias. A decoração desta área da casa, que antes ficava na "ala de serviço", além de funcional, hoje tem que ser bonita. Tenho visto projetos bem bonitos e cheios de identidade (vejam Casa e Jardim do mês de maio).
Olhando entre os projetos que fiz, encontrei além da cozinha integrada, outros ambientes que ganharam um toque de cor com a mistura de azulejos diferentes que combinados, formaram uma bonita colcha de retalhos.
Existem algumas formas de conseguir esse efeito artesanal em casa. Aqui em Salvador, tem alguns cemitérios de azulejo na região da Conceição da Praia, na Cidade Baixa. Dá um trabalhinho para pesquisar e combinar as peças, pois existe uma infinidade de opções, mas o resultado é o que mais me agrada. Outra opção é o ladrilho hidráulico. Existem modelos de estampa orgânica e geométricas, e como as peças são encomendadas, existe a possibilidade de escolher as cores também. Eu conheço a Lepri também, que faz peças rústicas, a que foi utilizada no lavabo da última foto. A desvantagem destes produtos é o prazo de entrega que é de um mês mais ou menos.  O ladrilho e a cerâmica Lepri, tem na loja Pavimenti, na Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores.
Tem também a Oficina Brennand, cujo trabalho artístico vale uma visita. Além da linha de revestimentos cerâmicos, inclusive para lugares de grande fluxo de pessoas (como o Shopping Paralela, por exemplo), esta é a oficina e museu do artista Francisco Brennand, artista plástico pernambucano com trabalho bastante diversificado. A fábrica tem uma linha de cerâmicas decoradas lindas. Para quem quiser conhecer, o site tem bastante informação, e em Salvador, a loja Novo Projeto, na Manoel Dias, 1236, é a representante da fábrica aqui.
Para mim, a criatividade é o melhor ingrediente para um ambiente único e personalizado!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário