domingo, 19 de dezembro de 2010

Parabéns para ele!

Dia 15 de dezembro fez 103 anos o maior de todos os poetas para mim: Oscar Niemeyer. Antes de fazer vestibular nunca havia pensado em ser arquiteta. Queria ser publicitária. Na "hora H", a UFBA não oferecia esse curso e nada em comunicação me seduzia...Acabei entrando no curso de arquitetura sem saber muito do que se tratava... E como aula inaugural, fui com Ana, amiga da vida toda, ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Nesta primeira visita, achei lindo e diferente o museu, mas não tive a sensibilidade (e talvez a maturidade) de pereceber a genialidade daquela obra.
Na faculdade, Oscar deixou de ser o " arquiteto que projetou Brasília", para ser o absoluto do meu coração. E depois de visitar outras obras dele,algumas que amei e outras que não gostei tanto assim, considero o MAC-Niterói como um ícone na minha vida. É aquela vista para a Cidade Maravilhosa, o ângulo do museu que acompanha a inclinação do Pão de Açúcar, boas lembranças e um livro autografado. Aquele lugar me emociona! Só um poeta poderia perceber que o acervo pouco importa naquele lugar. Só ele poderia projetar um museu que "olha" para fora!

 
O MAC e o Pão de Açúcar

O museu e Niterói

Eu com a maior cara de voo noturno, mas feliz da vida!

Oscar, aos 103 anos, continua criando e desafiando. Inaugurou no dia 15 a nova sede da Fundação Oscar Niemeyer e um centro cultural na Espanha. Salve Oscar e que venha os 104 anos!

Obs1: Ficou faltando uma fotinho da primeira visita.. Na época não tinha máquina digital, tenho que scannear...
Para conhecer mais: Oscar Niemeyer-A Vida é um Sopro

Um comentário:

  1. aninha já prometeu me emprestar o teu dvd, preu conhecer a história do rapaz.. hehe.. na volta, vou pegar.. bjs,

    ResponderExcluir